Riscos trabalhistas: Aprenda a reduzir os da sua empresa em 5 passos
A relação entre empresa e funcionário é muito delicada. Um depende do outro, e qualquer desrespeito dentro dessa relação pode gerar uma desconfiança que culmina em possíveis processos trabalhistas. Enquanto isto é algo que sempre deve ser evitado, a sua empresa precisa garantir que está protegida, para evitar ao máximo qualquer risco. Esses podem trazer inúmeras consequências negativas para a empresa, podendo resultar em uma grande perda de recurso financeiro, além de muita dor de cabeça. Por isso, aprenda a reduzir os riscos da sua empresa em 5 passos.
1 – Conheça a Legislação
Para cumprir as suas obrigações, o primeiro passo é conhecê-las. Enquanto construir uma relação positiva com os funcionários é fundamental para diminuir os riscos trabalhistas, cumprir com as suas obrigações é absolutamente primordial. São diversas leis que precisam ser obedecidas, tributos que devem ser recolhidos e pagos, e inúmeras obrigações.
O que significa que é preciso estudá-las. Estar ciente de todas as obrigações é a primeira forma de diminuir os riscos. Caso haja certa dificuldade, pode ser contratada uma empresa de consultoria que irá ajudar a determinar as leis que devem ser cumpridas.
Com isso em mente, a consultoria é uma ótima forma de reduzir os riscos. Contar com a opinião de um especialista é uma forma de ajudar a encontrar as vulnerabilidades que a sua empresa apresenta. É natural não conhecer todos os aspectos das Leis Trabalhistas, por isso, a consultoria passa a ser uma grande aliada.
2 – Faça a comunicação mais clara possível
Com o conhecimento das leis para cobrir todas as vulnerabilidades e lidar com o aspecto mais técnico, o outro grande pilar da redução de riscos parte da relação positiva com o funcionário. O primeiro passo para isso é estabelecer uma comunicação eficiente e transparente.
Deixe o funcionário ciente do máximo possível e estabeleça uma comunicação muito clara. Evite os canais “alternativos”, como as fofocas, que podem gerar desconfiança e uma má interpretação da posição do funcionário na empresa e de seus direitos e deveres.
Esse canal de comunicação é uma via de mão dupla. A empresa também deve permitir, e incentivar, que o funcionário faça perguntas, se comunique e tire todas as suas dúvidas. Aproximar o máximo possível a relação entre gestores e colaboradores é uma ótima forma de diminuir os riscos. Com essa comunicação, é mais garantido que todos estão na mesma página e satisfeitos.
3 – Fortaleça a cultura da organização
Uma forma de garantir que todos estão na mesma página é disseminando a cultura da organização por toda a empresa. A cultura garante que os funcionários seguem a missão e mantêm os mesmos valores da empresa. Sem ela, tanto a produtividade como o relacionamento entre os funcionários podem ser afetados.
4 – Corrija comportamentos e evite assédios morais
Os assédios morais são um caminho para os problemas trabalhistas. Por isso, o ideal é lidar com esse possível problema o mais cedo possível. Deixe bem claro que esse tipo de ação não será tolerada dentro da sua empresa, e faça campanhas preventivas de conscientização e prevenção.
5 – Crie um mapa de riscos
Mesmo sem saber exatamente quais são os riscos, uma forma de diminuí-los é fazendo um mapa de todos os funcionários. Anote informações sobre como eles trabalham, com quem e para quem. Assim, você tem uma cadeia de relações e condições de trabalho que podem ser analisadas de maneira mais fria, de modo a garantir que os riscos serão encontrados mais facilmente.
Controlar os riscos trabalhistas na sua empresa é uma forma de diminuir possíveis prejuízos, além de poupar muita dor de cabeça e resguardar a reputação da marca. Portanto, busque sempre um apoio profissional para lidar com os riscos trabalhistas na sua empresa.